Carnaval em Friburgo - Tradicionais Escolas de Samba e Blocos de Embalo

O tradicional desfile das Escolas de Samba de Nova Friburgo, é considerado um dos maiores do interior do estado e que carrega mais de 70 anos de tradição.
Outro destaque do carnaval friburguense são os conhecidos blocos de enredo: Globo de Ouro, Raio de Luar, Bola Branca e Unidos do Imperador também continuam desfilando todos os anos com muita energia e qualidade pela principal avenida da cidade.
ALUNOS DO SAMBA
Fundada em 2 de Fevereiro de 1946, a mais antiga da cidade, fica localizada no bairro de Conselheiro Paulino.
Sua quadra é uma das maiores de Nova Friburgo, localizada perto do centro do distrito. Nela ocorrem os tradicionais ensaios de carnaval, bailes e festas em geral. Muito popular na cidade, a Alunão, como é chamada, tem muitos adeptos dos bairros Floresta, Alto do Floresta, Conselheiro Paulino, Santo André, Jardim Ouro Preto, Jardinlândia, Jardim Califórnia, Tio Dongo, Canto do Riacho entre outros.
IMPERATRIZ DE OLARIA
Fundada em 29 de março de 1976 tendo 1º presidente Cezar Nunes. Surgiu numa fusão entre do antigo Império de Olaria e Unidos do Terreirão, duas escolas que existiam no então bairro de Olaria. Com as cores vermelho e branca tendo como símbolo uma coroa.
UNIDOS DA SAUDADE
Fundada em 7 de Setembro de 1948, a história da Saudade se confunde com a da cidade, pois desde a década de 1930, nas redondezas da fábrica Ypu, já se verificava a criação de um subúrbio, onde moravam operários e suas famílias. Naquela época, o bairro era o berço do samba friburguense, com intensos carnavais e ranchos que desfilavam em direção à Avenida Alberto Braune e Praça XV de Novembro (atual Getúlio Vargas).
VILAGE DO SAMBA
Fundada em 23 de setembro de 1948, foi formada por um grupo de dissidentes de um ensaio de escola de samba, formado por Leônidas, Nelson, Avelar, Estrangeiro, Tião, Eliude dentre outros.
Leônidas, um dos dissidentes, sugeriu a águia como símbolo da escola e a sugestão foi prontamente aprovada pela primeira diretoria. Os fundadores da Vilage criaram a mística que os sambistas devem desfilar com garbo, altivez, coragem, nobreza e a precisão de uma águia. Em seu primeiro desfile, em 1949, sagrou-se campeã.
Outro destaque do carnaval friburguense são os conhecidos blocos de enredo: Globo de Ouro, Raio de Luar, Bola Branca e Unidos do Imperador também continuam desfilando todos os anos com muita energia e qualidade pela principal avenida da cidade.
Nos últimos anos, um movimento que vem ganhando cada vez mais força e fazendo surgir novos nomes como “Bora Viver” “Rock´n´Redo” “Vai Tomar no Cooler” são os Blocos de Embalo, normalmente formados por grupo de amigos, eles arrastam foliões em um formato mais descontraído e já consolidado na capital.
Outra opção muito procurada pelos visitantes é a folia no distrito de Lumiar e São Pedro da Serra. Uma região de clima bucólico e rodeada por uma natureza exuberante, por lá também é possível encontrar atrações culturais nas praças, sessões de cinema e blocos de rua durante todo o período carnavalesco.