Publicado 25/08/2016 15:52:46

Criança pode consumir no máximo 25g de açúcar por dia

Muitos pais ficaram de cabelo em pé diante da nova recomendação da Associação Americana do Coração, lançada no início da semana, para consumo de açúcar adicionado por pessoas de 2 a 18 anos: 25 gramas por dia, o que equivale a duas colheres de sopa ou, por exemplo, dois biscoitos recheados. Mas não há motivo para pânico.

Segundo os cientistas, estudos indicam que o consumo de açúcar adicionado a alimentos na infância está ligado ao desenvolvimento de fatores de risco para doenças cardíacas, como obesidade e hipertensão. Crianças obesas que continuam a ingerir grandes quantidades de açúcar extra em suas dietas também têm maiores chances de apresentar resistência à insulina, condição precursora do diabetes do tipo 2. Além disso, crianças e jovens que comem alimentos repletos de açúcares adicionados tendem a ingerir menos comidas mais saudáveis como frutas, vegetais, farinhas integrais e laticínios com poucas gorduras.

Evitar o consumo excessivo do doce por crianças é possível com pouco esforço e uma pitada de criatividade na cozinha. Um bom aliado nesse combate pode ser o uso do purê de frutas no preparo dos alimentos.

O purê da fruta, além de ter uma menor quantidade de açúcar, é rico em fibras, vitaminas e minerais — explica a nutricionista funcional Noadia Lobão, diretora do Centro Brasileiro de Apoio Nutricional (Ceban).

O açúcar pode ser substituído ainda por biomassa de banana verde, oleaginosas ou pelo açúcar demerara, que tem alto valor nutritivo. É importante que o resultado final seja visualmente similar ao alimento preparado com o açúcar comum. Além de se importar com o sabor, a criança visualiza o que vai comer e geralmente é resistente ao que não está acostumada. É importante que a imagem seja tão prazerosa quanto o sabor.