Enfermeira acusa vereador de difamação e ganha apoio do governo; parlamentar nega a acusação
A Secretaria de Saúde de Nova Friburgo divulgou na noite desta quinta-feira, 9/1, nota de repúdio contra o vereador Carlos Alberto Trindade, o Cascão. O documento da Prefeitura relata um suposto desacato cometido contra uma enfermeira do Hospital Municipal Raul Sertã, que, aliás, registrou queixa de difamação contra o vereador na 151ª DP. Na manhã desta sexta-feira, 10/1, Cascão também emitiu nota oficial na qual afirma que não ofendeu a servidora e repudiou o documento divulgado pelo governo municipal chamando a nota da Prefeitura de "mentirosa".
Abaixo, leia na íntegra as duas notas oficiais:
NOTA DE REPÚDIO DA PREFEITURA DE FRIBURGO
"A Prefeitura de Nova Friburgo repudia veementemente a conduta do vereador Carlos Alberto Trindade, o Cascão, do PDT, com uma enfermeira do hospital, na tarde desta quinta-feira, dia 9/1.
Segundo a profissional, o vereador entrou na unidade e solicitou o telefone pessoal do médico chefe do setor, mas diante da negativa se exaltou e disparou uma série de ofensas à ela, dizendo, inclusive, que estaria "burlando o sistema, colocando um paciente na frente do outro".
A profissional se prontificou a mostrar a planilha com a ordem dos nomes dos pacientes para as cirurgias ortopédicas, já que é a responsável por este controle.
O vereador de recusou a checar o que ela, de forma transparente, se disponibilizou a mostrar e insistiu nas ofensas.
O fato foi testemunhado por outros profissionais e registrado na Delegacia de Polícia.
O secretário de Saúde e também vice-prefeito do Município, Marcelo Braune, se colocou à disposição da servidora para total apoio ao que for necessário na condução do caso.
"Temos que defender os nossos funcionários. Sou favorável a ingressar imediatamente com uma representação na Câmara Municipal dos Vereadores por coação e difamação de profissionais qualificados em seu ambiente de trabalho, tumultuando e causando graves problemas ao bom andamento do atendimento aos pacientes", disse.
A Prefeitura de Nova Friburgo encerra destacando que não admite este tipo de conduta com quaisquer de seus servidores, muito menos com aqueles que se dedicam a salvar vidas e ainda salienta: uma agressão desta natureza não atinge somente um membro do serviço público e sim à todos os demais".
RESPOSTA DO VEREADOR CASCÃO
"Ao tomar conhecimento dessa nota de repúdio, venho aqui esclarecer os fatos mentirosos descritos nesta.
Primeiro: Após ter recebido a denúncia de que pacientes estão aguardando há dias para realizarem cirurgia ortopédica fui checar in loco o que está acontecendo, pois um dos papéis do vereador é fiscalizar;
Segundo: em nenhum momento requisitei o contato do médico responsável pela ortopedia. Apenas quis falar com ele para entender o ocorrido, e, infelizmente, disse a servidora, que o titular estava de férias e que o profissional que estava respondendo só estaria na unidade na próxima quarta-feira;
Terceiro: em nenhum momento eu ofendi e/ou tratei mal a servidora.
Quarto: nunca tive problemas com quaisquer que sejam os servidores públicos da municipalidade. Graças a Deus trato todos bem e sou muito bem tratado;
Quinto: Infelizmente, as eleições estão chegando e, nós que somos oposição a esse governo, seremos perseguidos por apontarmos as verdades da má gestão do Prefeito Renato Bravo e, principalmente, da saúde.
Eu repudio essa nota mentirosa da PMNF".