Publicado 29/01/2019 17:11:44

Estudante de Friburgo vai para etapa internacional de Olimpíada de Matemática

Pedro de Oliveira Lack

Por Juliana Scarini, G1 Nova Friburgo

Estudante friburguense ficou em 13º lugar na Olimpíada Brasileira de Matemática e se prepara para etapa internacional. 

Pedro de Oliveira Lack, de 14 anos, é o único estudante do interior do Rio a ganhar medalha de prata nas Olimpíadas Brasileiras de Matemática (OBM), que ocorreram no ano passado. O estudante de uma escola particular de Nova Friburgo, e ficou em 13º lugar entre alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental, onde disputou com alunos de todo o país. 

Ao todo, 1.500 estudantes participaram da OBM 2018, em diferentes níveis, e 77 foram premiados na categoria em que Pedro concorreu. A premiação aconteceu em dezembro. Atualmente, ele está se preparando para a Olimpíada Internacional de Matemática (IOM). 

Para chegar à prova internacional, Pedro passou pela Semana Olímpica, entre os dias 22 e 26 deste mês, em Anápolis (GO). Durante este período, ele já fez uma seletiva e outras duas provas serão realizadas em fevereiro e março, até chegar ao mundial. 

Sobre a OBM

Criada em 1979, a Olimpíada Brasileira de Matemática é uma iniciativa do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), em parceria com a Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e conta atualmente com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ/MCTI). 

O objetivo é interferir na melhoria do ensino de matemática no país, estimulando alunos e professores, além de descobrir jovens com talento matemático excepcional e colocá-los em contato com matemáticos profissionais e instituições de pesquisa de alto nível, propiciando condições favoráveis para a formação e o desenvolvimento de uma carreira de pesquisa. 

Em 2017, a OBM passou a ser integrada juntamente com a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). 

A OBMEP, até então, contemplava apenas os alunos da rede pública mas, com a integração, passou a contar também com a participação de alunos de escolas particulares.