Ex-secretário estadual de Educação é transferido para presídio

O ex-secretário estadual de Educação, Pedro Fernandes foi transferido nesta quarta-feira, 30/9, para o sistema prisional do RJ. O ex-deputado Comte Bittencourt foi nomeado para o cargo.
Pedro Fernandes foi um dos alvos da Operação Catarata 2, no dia 11, mas tinha apresentado um exame positivo para Covid-19, convertendo sua prisão temporária em domiciliar.
A juíza Ana Helena Motta Valle, da 26ª Vara Criminal, atendeu a um pedido do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e revogou a prisão domiciliar do ex-secretário.
PEDRO FERNANDES PRESO
Alvo da Operação Catarata 2, Pedro Fernandes - segundo o Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) - “implementou e geriu um verdadeiro esquema criminoso” que “alimentava o desvio de verbas públicas destinadas a pessoas de baixa renda e a idosos”.
O MPRJ e a Polícia Civil afirmam que o esquema pode ter desviado R$ 30 milhões dos cofres públicos.
Em julho de 2019, o MPRJ e a Polícia Civil prenderam sete pessoas na Operação Catarata, sobre fraudes na Fundação Estadual Leão XIII envolvendo programas assistenciais. Segundo o MPRJ, Pedro Fernandes era conhecido pela quadrilha como “chefe”.