Friburgo fica sem ônibus com paralisação de motoristas da Faol, que cobram o 13º salário

Nova Friburgo amanheceu na manhã desta segunda-feira, 21/12, sem ônibus urbanos circulando nas ruas. A falta de tranporte público prejudica milhares de usuários no município. A paralisação continuará na terça-feira, 22/12.
A falta de ônibus nas ruas é motivada por uma paralisação geral dos motoristas da empresa Nova Faol, que não receberam o pagamento do 13º salário que, por lei, já deveria ter sido pago.
Desde a madrugada desta segunda-feira, os motoristas estão na porta da Nova Faol, em Conselheiro Paulino. Eles aguardam uma posição da empresa em relação ao pagamento do benefício.
A Nova Faol diz que o 13º salário não foi pago por falta de caixa. A empresa alega que não recebe o repasse do subsídio mensal de R$ 400 mil acordado com a Prefeitura desde março.
Matéria em atualização: Em breve https://novafriburgoemfoco.com.br/
NOVA FAOL SE MANIFESTA PUBLICAMENTE
"A Faol vem a público esclarecer que tem conhecimento das responsabilidades de continuidade do serviço que presta. Nunca o serviço foi interrompido, mesmo sem formalização legal.
Entretanto, alertamos que o descumprimento da Prefeitura no acordo assinado em 2019, em que ela subvenciona o custo do transporte, aliado a crise gerada pandemia (covid-19) o sistema poderia entrar em colapso.
Com a falta de recursos acordados e a dificuldade de crédito para o setor de transporte, não foi possível honrar com o pagamento do 13°, o que causou perplexidade dos colaboradores.
Diante deste quadro, colocamo-nos à disposição das autoridades competentes para que em conjunto com os colaboradores encontremos uma solução para o impasse".
PREFEITURA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO
"A Prefeitura de Nova Friburgo vem a público lamentar que a Faol tenha deixado de honrar seus compromissos legais e realizar o pagamento do 13o salário de seus colaboradores, que, por esta razão, iniciaram hoje (21) uma paralisação.
O Município de Nova Friburgo está atento ao fato e está ainda à disposição da Faol e do Sindicato dos Trabalhadores que representa a categoria a fim de alcançar uma solução rápida para o impasse gerado e assim reestabelecer a prestação de serviços públicos do transporte coletivo por ônibus urbano, que é essencial e indispensável para usuários e todos os segmentos da sociedade.
O Município de Nova Friburgo informa ainda que, se necessário, utilizará de todos os meios legais para fazer valer e respeitar os direitos dos usuários na continuidade e adequação dos serviços de transporte coletivo na cidade".