Publicado 27/12/2017 10:01:06

Friburgo: Lei proibindo fogos de artifícios ainda não foi regulamentada

Animais sofrem com barulho dos fogos

Friburgo tem em vigor uma lei municipal que proíbe fogos de artifícios que emitam efeitos sonoros. A matéria de autoria do vereador Jânio Carvalho (PSDC) foi aprovada duas vezes pelo plenário da Câmara e sancionada pelo prefeito Renato Bravo (PP). Contudo, não tem nenhum efeito prático. Pelo menos, por enquanto. Isto porque, não foi regulamentada pela Prefeitura, como prevê o próprio conteúdo da lei.

"Ainda não foi regulamentada", lamentou o autor.

O texto da lei municipal diz que o governo municipal deveria fazer a regulamentação em 60 dias, a partir da publicação do ato oficial (30 de junho de 2017). Ou seja, deveria ter ocorrido em setembro passado. A lei inclusive autoriza a Prefeitura a instituir multas para os infratores.

Entre as justificativas apresentadas pelo autor da proposta, a proibição dos fogos de artifícios que emitam efeitos sonoros tem o intuito de "zelar pela saúde pública dos friburguenses e dos animais, sejam domésticos, silvestres ou exóticos”.

A lei permite apenas fogos de artifício que não produzam estampidos ou estouros. Os foguetes devem gerar apenas efeitos visuais, tidos como ecologicamente mais adequados ao meio ambiente e à vida em sociedade.

Isso, claro, quando for regulamentada pela Prefeitura.