Friburgo: Sem comida, menores infratores ficam em liberdade

Adolescentes infratores mantidos em unidades de semiliberdade nos municípios do Estado do Rio de Janeiro, inclusive em Nova Friburgo, deixaram de retornar ao sistema na última segunda-feira, 2, após a liberação para as festas de fim de ano. A previsão é que só retornem na próxima segunda-feira, 9.
A dispensa por mais uma semana foi motivada pelo fato das unidades estarem com estoque de comida muito baixo e sem serviço de limpeza. Isto porque, o governo estadual não pagou o que deve à empresa terceirizada para fornecer alimentação e realizar a limpeza das unidades.
A transferência da data de apresentação dos jovens infratores nas unidades foi tomada pelo próprio Degase (Departamento de Ações Socioeducativas), do governo do Estado do Rio, e referendada pela Justiça em decisão publicada em 26 de dezembro do ano passado.
Em nota, o Degase diz que os adolescentes voltarão no próximo dia 9. "O Departamento Geral de Ações Socioeducativas esclarece que os adolescentes em conflito com a lei que cumprem a medida socioeducativa de semiliberdade retornarão, conforme decisão judicial, no próximo dia 9 de janeiro, com todos os serviços funcionando normalmente. É importante esclarecer que nos Centros de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaads) os jovens realizam suas atividades FORA da unidade, utilizando a rede pública (educação, esporte, cultura, saúde, lazer, etc) e, durante a semana, dormem na unidade. Nos fins de semana, após avaliação do comportamento dos adolescentes, eles podem dormir em sua residência".