Friburgo: Vistoria da Câmara aponta falta de remédios e materiais no Raul Sertã

Um mês e onze dias (em 1 de novembro) após ter feito uma vistoria no Hospital Raul Sertã, a Câmara de Nova Friburgo apresentou nesta terça-feira, 11/12, o relatório sobre a ação fiscalizatória. O documento de autoria da Comissão de Saúde da Casa foi lido no plenário do Legislativo.
O resultado da vistoria já era esperado: os vereadores identificaram a falta de 80 materiais considerados básicos no Hospital Municipal Raul Sertã, entre eles, seringas, roupas cirúrgicas etc.
De acordo também com os vereadores, foi identificada a falta de mais de 100 tipos de medicamentos e outros 19 remédios controlados no estoque da unidade.
Segundo os vereadores, a ausência desses insumos, tem causado sérias consequências para a população que necessita atendimento médico na principal unidade hospitalar da região. Outro ponto citado no relatório diz respeito a obras inacabadas no hospital e outros problemas estruturais.
Em entrevista ao canal InterTv, a Secretária de Saúde Tânia Trilha informou que existem 150 processos de licitação de materiais em andamento. Desses, ela afirmou que 21 já estão concluídos.
O relatório de vistoria feito pela Câmara será repassado para os Ministérios Públicos Estadual, Federal e do Trabalho, além da própria Secretaria de Saúde e prefeito.