Publicado 16/04/2018 18:50:50

Polícia flagra 28 galos usados para rinha em propriedade rural

Galos apresentavam ferimentos na cabeça

Policiais da Unidade de Polícia Ambiental (Upam), averiguando denúncia ao Linha Verde, apreendeu 28 galos numa propriedade rural que eram utilizados para rinha - proibido por lei ambiental.

O fato ocorreu nesta segunda-feira, 16, em Cantagalo, onde um homem de 77 anos foi detido em flagrante. A polícia acrescentou que o idoso confessou o crime. A polícia disse que ele vai responder, em liberdade, pelo crime de maus-tratos a animais.

Vários galos, segundo os policiais, tinham ferimentos, principalmente na cabeça. No local, a polícia também encontrou um cercado feito com varas de ferro e lona, onde os galos eram colocados para brigar.

A Upam apreendeu ainda materiais que eram usados para a prática, como bicos de metal, esporas de plástico, biqueiras de borracha, buchas para espora e tesouras. O material foi levado para a 153ª Delegacia de Polícia, em Cantagalo.

Segundo a Upam, o suspeito também foi conduzido até a delegacia, onde prestou depoimento e foi liberado.

A Upam disse ainda que os galos foram devolvidos ao idoso, como fiel depositário, ou seja, ele fica responsável por zelar pela conservação dos animais, sob pena de prisão, se não o fizer.

De acordo com a Upam, os crimes ambientais podem ser denunciados ao Linha Verde, pelo telefone 0300-253-1177 ou pelo aplicativo de celular "Disque Denúncia RJ".