Polícia flagra corte de árvores para criar loteamento em Friburgo

por LINHA VERDE
Quarenta mil metros quadrados de área degradada foram localizados recentemente após policiais terem recebido informações encaminhadas pelo Linha Verde (0300 253 1177) – programa do Disque Denúncia voltado para meio ambiente – sobre desmatamento no Campo do Coelho, em Nova Friburgo.
A denúncia citava que homens vinham desmatando o terreno com objetivo de criar um loteamento clandestino no local e, com essas informações, a equipe lotada na Unidade de Policiamento Ambiental do Parque Estadual dos Três Picos esteve na Rua Eugênio do Rego Cabral onde identificaram uma propriedade murada e em seu interior, havia um caminhão cuja carroceria encontrava-se carregada com várias toras de árvores além de dois homens que cortavam outras árvores com auxílio de um machado.
Todas as árvores eram de médio e grande porte com características nativas e, quando perguntado pelos policiais sobre a autorização necessária para a supressão da vegetação, os mesmos alegaram que foram contratados apenas para realizar o corte das árvores, não sabendo sobre as licenças necessárias. Diante dos fatos, a equipe da 5ª UPAm procedeu com os acusados à 151ª DP, onde a ocorrência foi registrada com base no artigo 38 da lei de crimes ambientais.
O Linha Verde reforça a solicitação para que a população continue denunciando crimes ambientais em todo o Estado do Rio através dos telefones 0300 253 1177 (interior, custo de ligação local) ou 2253 1177 (capital), além do APP “Disque Denúncia RJ” disponível para celulares. Por essa modalidade, o denunciante pode enviar fotos e vídeos, com a garantia do anonimato.
É possível denunciar também através da página do Linha Verde no facebook, www.facebook.com/linhaverdedd ou ainda pelo site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.org.br). Lembrando que em todos os canais, o anonimato é garantido ao denunciante.