Praça Getúlio Vargas, sentido Alberto Braune, será interditada domingo para poda de eucaliptos

Há anos sem passarem por poda, os eucaliptos da Praça Getúlio Vargas receberão esse serviço em dois domingos, dias 10 e 24, das 7h às 14h30. A ação seguirá as normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e será executada pelo Corpo de Bombeiros, em parceria com a Prefeitura de Nova Friburgo.
Para a realização da poda das árvores, a Secretaria de Ordem e Mobilidade Urbana fará a interdição do trânsito neste domingo, 10/11, no trecho entre a Estação Livre e a Rua Farinha Filho - sentido Avenida Alberto Braune. O estacionamento no local também será proibido no horário da realização do serviço.
PODA DE EUCALÍPTOS DA PRAÇA
Uma inspeção técnica conjunta, realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e o Grupo de Trabalho instituído pelo TAC, indicou a necessidade de cortar galhos secos, mortos ou muito inclinados em 21 indivíduos arbóreos (não apenas eucaliptos). Esse documento, elaborado por profissionais como engenheiros florestais e uma engenheira agrônoma, contém até um relatório fotográfico apontando a localização precisa das árvores que necessitam do procedimento, quais galhos serão removidos e os ângulos de corte.
A ação será essencialmente de cuidado e prevenção contra possíveis acidentes envolvendo queda de galhos, que podem afetar transeuntes e bens. Isso porque, galhos secos e senis têm maior tendência a caírem no verão, durante o período de chuvas e ventos. A poda em árvores urbanas é a prática mais comum de manejo, removendo partes para a permanência de árvores seguras, com aspecto visual agradável e compatíveis com o local onde estão inseridas. Segundo o relatório que guiará o procedimento, “para que produza os resultados esperados, a poda deve ser aplicada com moderação e oportunidade, considerando o funcionamento natural da árvore”.
O trecho, em continuação à Rua Sete de Setembro no sentido Avenida Alberto Braune, será o primeiro a receber as atividades, no domingo, dia 10. A outra área que passará pelo processo fica entre o Casarão da Fundação Dom João VI e o shopping da praça. Ambos os locais foram definidos como prioritários à intervenção, uma vez que estão submetidos ao tráfego intenso de carros, presença de rede elétrica, e aglomeração de pessoas.
Para que a atividade seja conduzida com segurança, será necessário o fechamento de parte do acesso à Praça (lateral onde os veículos passam), e também o desligamento de energia elétrica nos arredores da Praça. Os bombeiros utilizarão motoserras, motopodas e caminhão plataforma para os cortes e equipes da prefeitura farão a remoção dos galhos, que posteriormente serão triturados e encaminhados pela Secretaria de Serviços Públicos para compostagem no Horto Municipal.
Durante a ação, também será feita uma seleção para teste de enraizamento dos galhos podados visando um futuro plantio no Horto.
A Prefeitura estará com profissionais dos seguintes setores envolvidos neste trabalho: Secretaria de Meio Ambiente, de Serviços Públicos, Ordem e Mobilidade Urbana e Guarda Civil Municipal. Além destes, Ministério Público Federal, Polícia Militar e Energisa darão apoio à ação, que já foi devidamente autorizada pelo Iphan.