Prefeitos com desafio de combate à pandemia e situação fiscal

Os prefeitos eleitos assumem o cargo com um desafio mais urgente: o enfrentamento da pandemia de coronavírus em todo o Brasil com o aumento acelerado de número de casos.
Há o reconhecimento entre os próprios prefeitos de que há legitimidade para tomar medidas mais duras nesse momento, já que foram eleitos com esse discurso de responsabilidade diante da pandemia.
É consenso entre os eleitos a necessidade de tomar ações para o controle da pandemia e frear uma segunda onda: medidas restritivas para circulação de pessoas, mesmo que impopulares; monitoramento de leitos disponíveis para doentes nos hospitais; e um papel decisivo na vacinação.
Em outra frente, esses mandatos terão que enfrentar a gravíssima situação fiscal da maioria dos municípios. O colapso financeiro das administrações também foram tema da recente campanha. E o discurso da responsabilidade fiscal saiu vitorioso.
Portanto, os prefeitos terão que criar condições políticas para o enxugamento da máquina e a aprovação de reformas estruturantes nas contas públicas das cidades.