Publicado 30/05/2019 17:26:32

Servidores do Estado ficam impedidos de fazer novos contratos de empréstimos consignados

A partir desta quarta-feira, 29/5, servidores ativos, inativos e pensionistas do Estado do Rio não poderão solicitar novos empréstimos consignados em qualquer banco da rede conveniada. Isto porque, o governo estadual não renovou o contrato que mantinha desde 2016 com a empresa Quantum Web, responsável pelo processamento das operações de crédito com desconto em folha. 

Neste primeiro momento, para os servidores que já têm contratos vigentes com os bancos, não haverá nenhum impacto em relação ao desconto das parcelas.

O contrato de cessão de uso do software para a Quantum Web venceu no último dia 20. Representantes da empresa se disseram surpresos com a posição do governo, pois alegam que desde o dia 24 de abril tentavam negociar a renovação.

Com o fim do acordo, cerca de 50 bancos conveniados e 200 entidades não financeiras, como associações e sindicatos, ficarão impedidos de negociar novos empréstimos consignados e fazer a portabilidade de financiamentos já existentes, entre outras transações. Atualmente, mais de 200 mil pessoas - entre ativos, inativos e pensionistas - têm contratos de crédito com desconto em folha.

RESPOSTA DO GOVERNO ESTADUAL

A Secretaria da Casa Civil informou, em nota, que fará uma licitação para a contratação de uma nova empresa que faça o processamento dos pedidos de empréstimo e "que seja capaz de transferir tecnologia".

Ainda de acordo com a pasta, "ao final do processo, o Estado terá condições de executar a prestação do serviço de forma independente". O governo, no entanto, não informou quanto tempo esse processo levará.