Dicas para se trabalhar no mercado audiovisual

Com os cinemas no fim da fila de reabertura, mais uma vez datas são previstas e críticas são feitas por conta de serem eventos realizados em locais fechados e com pouca circulação de ar. Na verdade, já existe um decreto do governo do estado autorizando a reabertura de cinemas, teatros e casas de espetáculo que está valendo desde o dia 20 de agosto aqui no Rio de Janeiro. Foram estabelecidas regras que limitam a capacidade de lotação e rígidos protocolos de higiene, mas a prefeitura do Rio de Janeiro tem um entendimento diverso e prorrogou até o início do mês que vem a retomada, após uma nova avaliação a ser feita.
O festival De Volta Para o Cinema vai iniciar as ações visando o retorno das atividades do setor a partir de 3 de setembro, respeitando é claro, as determinações dos decretos municipais e estaduais. A ideia é reabrir mil e duzentas salas para socorrer os cinemas que vem sofrendo muito com a paralização, mas que se mostrou unido e empenhado em superar as adversidades do momento.
Vale ressaltar que com os lançamentos adiados, a reabertura não vai contar com grandes novidades, mas para tentar atrair a maior quantidade de pessoas, o preço dos ingressos será promocional com meia entrada por 10 reais. Uma contagem regressiva já pode ser vista no site do festival em https://www.devoltaparaocinema.com.br/.

A dica desta semana vai um pouco além de filmes e séries. Na verdade, te convido a conhecer a Academia Internacional de Cinema que iniciou as atividades em 2004 e agora já oferece diversos cursos de cinema online ao vivo com workshops e e-learning sobre praticamente todas as áreas envolvidas com o audiovisual. Com as diversas plataformas de streaming se digladiando, o mercado vai experimentar um crescimento significativo e a demanda por produções tende a aumentar rapidamente.
Se você gosta desta área, esse pode ser um bom momento de tirar os planos do papel e começar a desenvolver uma carreira nova e desafiadora. Em Nova Friburgo existem diversas iniciativas que reúnem talentos, iniciantes, entusiastas e profissionais competentes. A mais conhecida é o FriCine, que já chega a sua nona edição com o Festival de Cinema Socioambiental, com data marcada para a segunda quinzena de novembro. Existem também produtoras que apoiam e desenvolvem materiais com qualidade em nossa cidade, assim como canais exibidos através de assinatura ou por streaming por aplicativo.
Aproveite bem o seu tempo e fique de olho nas oportunidades, mas para trabalhar com audiovisual, é necessário conhecimento técnico, pesquisa e dedicação. Saia da caixa e comece a ficar íntimo de nomes como Ingmar Bergman, Eisenstein, Truffaut, Godard, entre muitos outros. Leia roteiros antes de assistir aos filmes, isso vai enriquecer a experiência narrativa. A dica final para quem tem vontade de conhecer melhor ou quer trabalhar com audiovisual, mas não sabe por onde começar, aqui estão 3 livros indispensáveis que podem te dar um caminho a seguir:
- Manual do Roteiro, Syd Field
O livro é o resultado de um estudo comparativo gigantesco que conseguiu mapear e montar um modelo de como desenvolver um roteiro de forma técnica e com força narrativa.
- Lanterna Mágica, de Ingmar Bergman
Bergman foi atuante no cinema por 6 décadas e esta é uma biografia diferenciada que, além de contar boas histórias, revela muito sobre um dos cineastas mais cultuados da década passada. O prefácio foi escrito por ninguém menos que Woody Allen.
- As Principais Teorias do Cinema: Uma Introdução, J. Dudley Andrew
Esse é um livro para quem quer conhecer mais sobre o cinema. É como um guia que vai ajudar a direcionar o olhar para as nuances e a estética cinematográfica.
Comentários
Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!