Publicado 13/02/2021 21:08:32

Filme da semana de 18/02 até 24/02

Tom & Jerry: O Filme

Com a bandeira amarela que flexibiliza as atividades e regras mais brandas, os cinemas voltaram a funcionar. Não são muitos os horários disponíveis mas a aposta foi pensando em atrair o público no feriado de carnaval com títulos novos e sucessos recentes, como: Nasce Uma Estrela, drama estrelado por Bradley Cooper e Lady Gaga e Annabelle 3: De Volta para Casa, produção de 2019 com mais um capítulos da boneca que atrai espíritos malignos.

Em Nova Friburgo essas são as estreias desta semana:

- Tom & Jerry: O Filme
O cinema segue com a tendência de buscar personagens clássicos fazendo releituras e atualizando o formato. A batalha épica que surgiu em 1940 pelas mãos de William Hanna e Joseph Barbera entre um gato e um rato, atravessou décadas e chega às telas com o bom humor de sempre e repleto de referências que vai agradar até aos adultos. É uma produção em live action, quando animação e pessoas interagem naturalmente. O traço não busca o moderno, mas sim ao clássico, o que aumenta a identificação do público e torna o pastelão mais engraçado. Assim o gato pode ser atropelado, esmagado ou surrado que sabemos se tratar de um desenho, e esse sempre foi o principal viés cômico da dupla. O roteiro é simplório quanto ao enredo, mas o importante mesmo são as piadas e relação entre os dois que transita entre rivalidade e amizade. Boas presenças estão no elenco como Chloë Grace Moretz, Michael Peña, Ken Jeong e Colin Jost, todos atores carismáticos acostumados com comédias. O grande acerto da produção é ter conseguido trazer de volta a truculenta relação entre Tom e Jerry, utilizando a mesma linguagem que tornou o desenho um sucesso, década após década. Não importa a idade, vai agradar a todos. Vamos torcer para que outras produções apareçam trazendo mais personagens da Hanna-Barbera Productions. É um ótimo programa para toda a família, e a indicação etária é livre para todas as idades.


- Pinóquio
Esta é uma história clássica que, assim como o Tom & Jerry, estreou no mesmo ano de 1940, mas nos cinemas pelas mão da Walt Disney Studios. Estamos em tempos de remakes e live actions, mas a proposta desta produção, foi fazer um filme lúdico com pessoas fantasiadas e maquiadas, buscando uma dramaturgia performática e imagética, como nos teatros. O problema é que Pinocchio (no original) é uma fábula difícil de adaptar para o formato proposto e o resultado, apesar de interessante, beira o bizarro. Ver um anão (Davide Marotta) vestido de grilo falante é uma ideia que talvez funcione em um palco, mas no cinema é bem mais complicado. O diretor Matteo Garrone buscou desenvolver uma estética bem comum ao cinema italiano, e entrega uma obra contundente, mas o problema é que o filme não busca por um público ou uma faixa etária. Não é um filme para crianças e também pode não agradar aos adultos, principalmente quem está acostumado com as produções de Hollywood. Destaque para a atuação do jovem Federico Lelapi ao interpretar o Pinóquio e para o Roberto Benigni que faz o mesmo personagem de sempre, ao interpretar um Geppetto abobado e sonhador. O elenco conta ainda com a bela Marine Vacth de O Amante Duplo e Jovem e Bela, no papel da Fada Azul. É uma nova versão de um clássico que tem méritos e problemas, mas que vale pela ousadia e a fantasia de uma história bela e com grandes ensinamentos. Pode não agradar a todos mas vale sim o ingresso. A indicação etária é para maiores de 10 anos.

Para assistir em casa a dica desta semana não vai para um filme, mas para uma plataforma diferente, que tanto disponibiliza filmes, como também conecta cinéfilos, o MUBI. São filmes que possivelmente não vamos encontrar nem nos cinemas com títulos autorais e considerados "cult". Tem sete dias grátis mas é necessário informar um cartão. Vale mesmo para quem gosta de cinema com qualidade e diversidade. Veja em https://mubi.com/pt

Comentários

Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!

Comente sobre esta notícia