Filmes da semana 15/08 até 21/08
Para as crianças temos O Que Será de Nozes, uma animação fora dos grandes estúdios sobre esquilos falantes que estão atrás de comida. Já vimos muitas animações assim e essa vai na mesma linha de todas as outras. A boa notícia é que mesmo não sendo um produto da Pixar, Disney, ou semelhantes, não faz feio em relação aos efeitos. Filme para ver com as crianças, sobre um pouco mais do mesmo e nada além disso. Estúdios menores provavelmente estão preferindo arriscar menos fazendo o básico e funcional. Por se tratar de uma coprodução entre os Estados Unidos e a Coréia do Sul, nada mais justo do que um pouco do Psy com direito a Gangnam e aparição do músico para animar.
Existem histórias, contos, personagens que ultrapassam as barreiras do tempo e renascem geração após geração fazendo o que sempre fizeram. Lutar pela justiça e salvar a menina bonita. A fórmula é a mesma de sempre, por isso funciona. O filme As Tartarugas Ninja já nas telas do Cadima shopping em 3D vai agradar em cheio os mais novos e até os marmanjos que conheceram os ninjas na década de 80. Com edição rápida e impecável, é sempre bom ver um filme dirigido por quem conhece a linguagem por trás das personagens e entende o público alvo. As tartarugas são descoladas, enroladas, desobedientes, apaixonadas por pizza e lutam contra o Destruidor, simples, e assim é que deve ser. Cenas de tirar o fôlego, câmeras sempre em movimento, narrativa dinâmica e criativa com cara de vídeo clipe, as tradicionais piadinhas e muita cultura pop fazem desse filme um grande acerto. Conta, ainda, com nomes como Michael Bay na produção e Megan Fox no elenco. Ótimo para as crianças, irado para os adolecentes, nostálgico para quem via os desenhos nas manhãs dos anos 80 e imperdível para os que gostam de muita ação. Esse vale o ingresso, mas para os desavisados, vai a dica, é um filme sobre tartarugas mutuantes que lutam artes marciais, tem nomes de mestres da renascença e são treinados por um rato. Só para depois não dizer que eu não avisei!
O representante nacional que estreia esta semana é o Não Pare na Pista - A Melhor História de Paulo Coelho. Na verdade é uma produção Brasileira e Espanhola, mas com cara, jeito e trejeito de filme nacional. Importante dizer que o cinema persegue a boa história, mesmo que tenha que inventar, criar ou distorcer. Filmes autobiográficos não necessariamente contam a verdade, filmes que dizem "baseados numa história real" até tem algo que realmente aconteceu, mas quando aparece "Inspirado na obra" aí passa longe. Como foi baseado em depoimentos do próprio Paulo Coelho, fica complicado saber aonde termina a personagem "o escritor, mago, etc.", e onde começa o homem Paulo Coelho de fato. Independente disso, o filme é bom, bem feito e com ótimas atuações. Algumas cenas de nudez, drogas e violência limitam um pouco o público. Não tem como fugir daquelas dezenas de frases de efeito do escritor e, para quem leu O Diário de Um Mago, vai identificar muitas referências. Os fans de Raul Seixas, vão ficar com um gostinho de quero mais.
A dica da semana para quem vai preferir ficar em casa é Terra Estrangeira de Walter Salles e Daniela Thomas. Confesso que é um dos meus preferidos. O filme fala de solidão, angústia, de encontros e desencontros em terras nacionais e estrangeiras. Em preto e branco, acaba evoluindo para um road movie e conta com Fernanda Torres e grande elenco. É um exemplar do bom cinema brasileiro.
Comentários
Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!