Filmes para você rever nesse isolamento social

Esta semana as dicas vão para bons filmes que todos gostam de rever e que são facilmente encontrados nas plataformas de streaming. Costumo dizer que, ao assistir um filme pela segunda vez é que conseguimos desenvolver um olhar mais apurado e amadurecido da obra, tanto para sua contextualização, assim como para o seu formato narrativo. Vamos então a cinco dicas de filmes que valem a pena serem revistos.
- Tubarão
Clássico de 1975 e possivelmente o primeiro blockbuster do cinema, ele catapultou a carreira de grande sucesso de Steven Spielberg e ainda contou com a emblemática música de John Williams que marcou uma geração. Diferente do que é conhecido, a opção em não mostrar o tubarão para causar suspense, não foi uma escolha, mas sim uma necessidade já que o boneco aquático dava defeito o tempo todo. Vale também pela história que conta a luta de um chefe de polícia que ao perceber o perigo, tenta fechar a praia mas o prefeito, com medo de perder a receita do turismo o ignora, o que acaba em um grande desastre. Esse pêndulo, entre vidas e o capital, sempre existiu.
- Clube dos Cinco
Atualmente classificada como machista pelo "politicamente correto", a verdade é que poucos filmes conseguiram debater o tema da problemática jovem como este ao abordar temas relevantes como a sexualidade, a manipulação, o uso de entorpecentes e como a pressão molda o caráter e frustra as expectativas. Cinco jovens muito diferentes vão precisar cumprir um castigo por conta de terem cometido pequenos delitos e são punidos tendo que passar o sábado na escola e redigir uma redação sobre o que pensem de si mesmos.
- Brilho Eterno de uma Mente Sem Lembranças
Esse é um daqueles filmes que deve ser visto diversas vezes. Primeiro pelo elenco que conta com Jim Carrey, Kate Winslet, Kirsten Dunst, Elijah Wood e Mark Ruffalo, só para citar alguns, segundo pela relevância do tema de como lidar com perdas e a foça do sentimento mais profundo do ser humano, o amor, e terceiro, pela estética lúdica e a criatividade imagética impressa na tela. Belo e intenso, esse filme certamente merece ser revisto.

- Cidade de Deus
Esse é possivelmente o melhor filme dos últimos tempos produzido pelo cinema nacional. Direção de arte criativa, direção de elenco impecável e Fernando Meirelles com um roteiro denso e violento, sobre a realidade nas periferias do Rio de Janeiro. A dica aqui é você ler o roteiro antes de rever a obra. Essa é uma experiência que vai certamente acrescentar muito ao seu olhar em relação ao desenvolvimento narrativo de um filme. O roteiro é de Bráulio Mantovani, e para ler, basta digitar "roteiro cidade de deus pdf" no Google e baixar do roteirodecinema.com.br
- Cinema Paradiso
Essa é uma obra de arte em formato audiovisual, bem ao estilo italiano que além de contar com um roteiro arrebatador, ainda nos entrega uma trilha sonora magnífica do mestre Ennio Morricone. Impossível não se emocionar com Toto e sua amizade com o projecionista. É uma celebração a vida e ao amor, uma lição sobre amizade e, principalmente, uma homenagem ao cinema.
Comentários
Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!