Oscar 2021: as apostas e os preferidos para vencer

Hoje é o dia da premiação mais esperada e badalada do cinema e vai ser transmitida ao vivo pela TNT a partir das 21hs e na Globo um pouco mais tarde, após seu seu reality show. Na internet, plataformas vão disponibilizar o streaming da cerimônia, fique atento! Ajustes foram necessários por conta da pandemia e este ano a premiação terá dois palcos, o tradicional Dolby Theatre e pela primeira vez a Union Station, mas já existem rumores de que podem ter outras locações, até mesmo fora dos Estados Unidos como França e Grã-Bretanha. Sem um anfitrião, atores e atrizes se revezarão com nomes como: Joaquin Phoenix, Brad Pitt, Reese Witherspoon, Harrison Ford, Marlee Matlin, Rita Moreno entre muito outros já confirmados.
O calendário também foi alterado, causando uma demora na cerimônia que normalmente acontece logo no início do ano, mas a grande mudança mesmo, é a indicação de inúmeras obras que não foram exibidas nos cinemas, assim como muitas outras produções de serviços de streaming que estrearam diretamente nas plataformas.
Independente do Coronavírus, a grande festa do cinema é um evento de grande impacto e celebra a indústria que possivelmente mais foi afetada pela pandemia. Todos os anos eu faço a lista dos favoritos, mas depois que La La Land perdeu para Moonlight, sem desmerecer o ótimo filme do diretor Barry Jenkins, eu prefiro dizer que é a minha lista segundo a minha avaliação da obra e as sinalizações que a indústria cinematográfica vem dando durante a temporada. Vamos então a lista dos meus favoritos nas principais categorias para vencer o Oscar de 2021.
- Melhor Filme - Nomadland é o favorito
Este ano temos ótimos filmes e com certa tendência ao cinema documental, tocando em feridas e explorando temas diversos como a luta pela igualdade e contra a opressão, assim como personagem fortes que passam por problemas como surdez ou demência. Meu Pai, Os Sete de Chicago e O Som do Silêncio são filmes inspiradores e necessários, mas Minari é o melhor. Se dependesse de mim, Minari venceria, mas Nomedland tem tudo para ser o grande nome neste ano. Frances McDormand mais uma vez imprime força e delicadeza em uma obra única e necessária.
- Melhor Diretor - Lee Isaac Chung por Minari é o favorito
Essa é possivelmente a categoria mais apertada com três produções muito distintas mas niveladas quanto ao resultado pretendido. Além de Lee Isaac Chung, David Fincher tem boas chances com Mank, Thomas Vinterberg corre por fora com Drunk: Mais uma Rodada e a temos ainda a badalada Chloé Zhao com Nomadland, que já venceu o Bafta, o Leão de Ouro entre muitos outros.
- Melhor Ator - Chadwick Boseman por A Voz Suprema do Blues é o favorito
A disputa este ano é acirrada, temos Anthony Hopkins e Gary Oldman mais uma vez indicados, assim como novatos na premiação com trabalhos de grande destaque, mas neste ano, o Oscar precisa ser de Chadwick Boseman. Sua atuação é impressionante e será uma homenagem póstuma de grande simbolismo para todos.
- Melhor Atriz - Frances McDormand por Nomadland é a favorita
A rivalidade deste ano é entre duas atrizes consagradas e que são capazes de construir personas com extrema visceralidade. Viola Davis dispensa apresentação, assim como Frances McDormand. Ambas já possuem um Oscar, assim como muitas outras premiações, mas Nomadland é o filme da Frances McDormand e A Voz Suprema do Blues não é o filme da Viola Davis apesar da presença marcante da atriz. Isso certamente vai fazer a diferença.
- Melhor Ator Coadjuvente - Daniel Kaluuya por Judas e o Messias Negro é o favorito
Tanto Daniel Kaluuy, assim como Lakeith Stanfield, desenvolveram seus personagens de forma sublime, transbordando verdade, força e carisma. Enquanto Stanfield mantem a narrativa nos trilhos, Kaluuy brilha nas cenas.

- Melhor Atriz Coadjuvente - Olivia Colman por Meu Pai é a favorita
Essa disputa pode ser uma surpresa. Até mesmo Yuh-Jung Youn tem chance, mas a disputa vai ser mesmo entre Olivia Colman e Amanda Seyfried. Meu Pai é uma obra adaptada dos palcos o que imprime muita teatralidade nas personagens. Olivia faz um trabalho sutil e emocionante em um filme que merece pelo menos uma estatueta e acredito que será nessa categoria.
- Melhor Roteiro Original - Bela Vingança é o favorito
Outra categoria apertada! Todos os indicados tem chances. O Som do Silêncio, Os 7 de Chicago, Minari ou Judas e o Messias Negro estão na disputa. A Bela Vingança tem um nariz na frente por ter sua força exatamente no roteiro com um formato narrativo criativo, mas não será surpresa se qualquer um dos outros vencerem.
- Melhor Animação - Soul é o favorito
Vai ser uma surpresa Soul não vencer. Essa é talvez a maior barbada do Oscar 2021. Uma animação com o carimbo da Disney que encantou o público com uma mensagem poderosa.
Nas categorias de produção de arte, A Voz Suprema do Blues possivelmente vai vencer na categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem, assim como Melhor Figurino. Já o Oscar de Melhor Fotografia deve ir para Mank. Tenet vai ter sua chance na categoria de Melhor Design de Produção, assim como tem boas chances para Melhores Efeitos Visuais. O prêmio de Melhor Roteiro Adaptado tem fortes concorrentes e é a melhor chance de Borat: Fita de Cinema Seguinte, mas Meu Pai e Nomadland tem melhores chances de vencer nessa categoria. Temos ainda a Melhor Canção Original com "Speak Now" de Uma Noite Em Miami que leva com folga, Melhor Documentário que está entre Crip Camp: Revolução pela Inclusão, Collective e Time, e por fim, fechando as principais categorias, tem a de Melhor Filme Estrangeiro que Drunk: Mais uma Rodada possivelmente vai vencer.
Comentários
Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!