Publicado 09/08/2020 13:20:45

Produções que foram feitas ou tem alguma relação com o Líbano e sua cultura

Beirute

Nesta semana que passou, os noticiários voltaram suas atenções para o Líbano, mais especificamente Beirute, cidade onde ocorreu uma explosão de enormes proporções após um incêndio que resultou em mais de cem mortes e milhares de feridos. Beirute é uma cidade cosmopolita que lembra muito o Rio de Janeiro pela diversidade, as maravilhas e os problemas de uma megalópole. As dicas desta semana vão para algumas produções que foram feitas ou tem alguma relação com o Líbano e com a sua cultura. São filmes que podem não ser fáceis de encontrar, mas vale a dica e não deixe de adicionar à lista para assistir quando puder.

- Beirute
Disponível na Netflix, essa produção norte-americana foi lançada em 2018 e conta um suspense de espionagem em que um agente precisa retomar as atividades para evitar a morte de um colega e ele vai enfrentar os mesmos criminosos que destruíram sua família. Estrelado pela Rosamund Pike e Jon Hamm, o filme busca mixar as ações caóticas com uma cidade confusa e multicultural. 

- Caramelo
Essa é uma produção com a assinatura da cultuada atriz e cineasta libanesa Nadine Labaki. Ela participou do roteiro e da direção de Rio, eu te Amo e já coleciona algumas obras de rara beleza dramática e estética. O enredo é sobre cinco mulheres que contam suas aflições e sonhos em um salão de beleza em Beirute. É um mergulho na alma da mulher libanesa e de como a união pode ser transformadora.

O Insulto

- Cafarnaum
Esse filme também é dirigido pela Nadine Labaki e foi lançado ano passado. Ele não demorou a ser amplamente elogiado pela crítica especializada e foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2019. A grande força do filme é o carisma do menino Zain Al Rafeea e a relevância para os problemas e tradições, como o caso de meninas que são obrigadas a se casarem ainda muito novas. Esse é um daqueles filmes para lavar a alma.

- Valsa com Bashir
Essa é uma animação dirigida por Ari Folman que carrega a marca de ter sido a primeira animação a ser indicada para o Oscar de melhor Filme Estrangeiro. O enredo é sobre a busca por um passado esquecido na mente de um homem, marcado pelas missões no exército israelense contra o Líbano. A paleta de cores e a estética nos guiam por um pesadelo com uma narrativa criada pelo diretor que tente para o documentário. Forte e perturbador, a animação trata de um assunto importante e que não deve ser esquecido.

- O Insulto
Assinado pelo cineasta libanês Ziad Doueiri, o filme foi o primeiro libanês a ser indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 2018 e conta o embate entre um libanês cristão e um refugiado palestino. O curioso é que a confusão inicia com o simples ato de regar uma planta e vai ganhando proporções até entrar na mídia nacional. Este filme traz o doce sentimento de que nossas semelhanças superam as diferenças.

Comentários

Nenhum comentário nesta notícia. Seja o primeiro comentando abaixo!

Comente sobre esta notícia